• Mene Portella cria para os 75 anos da Declaração dos Direitos Humanos

    Dois ministérios se uniram para colocar no ar um comercial de um minuto celebrando os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: o proprio Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

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    A criação foi da agência Mene Portella, em cima do briefing de que “a campanha deveria deixar claro que as pessoas que estão à margem do sentimento de humanidade são valiosas e que nós precisamos reconhecer seus direitos”.

    Daí a linguagem visual utilizada no filme, explicam os diretores de criação da agência Bertone Balduino e Vinicius Miike, de que “quando as pessoas têm seus direitos violados, elas se tornam invisíveis aos olhos de muita gente”.

    Os criativos tiveram a sacada de se inspirar no trabalho incrível do chinês Liu Bolin, que maquia e veste seus personagens para que eles desapareçam em relação ao fundo.

    Na campanha, com o título “Eu existo”, levaram a referência para pessoas em situação de rua, trabalhadores análogo à escravidão, idosos, indígenas etc, até que eles, com suas próprias mãos, limpam a maquiagem e “se fazem enxergar, reivindicando sua existência”, como citou Balduino.

    Com criação do próprio Balduino com Miike e Bruno Maciel, o filme teve direção de cena de Bruno Surian, direção de arte de Titi “Kaluvungo” Oliveira e uma bela direção de fotografia de Thiago Coghi, para a produtora Ilha Crossmídia.

    Além das versões de 60″ e 30″, a campanha conta também com peças digitais e projeção mapeada no Congresso. A aprovação foi de Ruy Conde, Isabel Carvalho, Gardênia Lima, Allisson Bacelar e Simone Holanda.

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    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

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